SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PROTEÍNA ISOLADA DA SOJA
As proteínas são vitais para a vida - nosso corpo necessita de proteínas para a fabricação de tecido muscular, hormônios, enzimas e outros materiais essenciais para manter o corpo funcionando adequadamente. Todas as proteínas são macromoléculas feitas de pequenas unidades chamados aminoácidos - e alguns desses aminoácidos são essenciais na dieta porque o corpo não pode produzi-los. Uma proteína que contém todos os aminoácidos essenciais é chamada de proteína "completa". Via de regra, as proteínas de origem animal são consideradas completas e as vegetais, incompletas.
A soja é a única fonte vegetariana de proteína completa, e a qualidade da proteína de soja é tão boa quanto fontes de proteínas animais tais como carne, ovos e leite. A proteína da soja também contém fitoquímicos de ocorrência natural (compostos benéficos que provêm de plantas comestíveis, sobretudo, as isoflavonas) que promovem a saúde. Como as fontes de proteína de muitos animais também contêm hormônios, antibióticos, gordura saturada e colesterol, a proteína da soja é uma grande alternativa no fornecimento de proteína de alta qualidade, sem gordura saturada, colesterol e demais substâncias indesejáveis.
O consumo de proteína de soja no lugar de proteína animal pode reduzir as concentrações séricas de colesterol total, lipoproteínas de baixa densidade (LDLs) e triglicerídeos. Em 1999, a Food and Drug Administration EUA (FDA) aprovou a alegação de saúde para a relação entre o consumo de produto derivados de soja e a redução do risco de doença cardíaca coronária, com base no resultado dos ensaios clínicos humanos (Hasler, 2002). Enquanto a FDA aprovou a declaração de benefícios para a saúde, Munro e colaboradores (2003) conduziram uma meta-análise da literatura atual e descobriu que a literatura suporta a segurança das isoflavonas (fitoquímicos da soja) para a saúde humana. Os benefícios da soja também incluem a prevenção de certos tipos de câncer, melhoria da saúde após a menopausa e prevenção e/ou controle da obesidade. As proteínas também são importantes para manter o controle do apetite, ativação do metabolismo e manutenção e/ou aumento da massa muscular.
A proteína isolada de soja é uma proteína de alta qualidade derivada da soja, onde toda a gordura e carboidratos são removidos, resultando em um pó de proteína que pode ser incorporado em uma variedade de alimentos. Proteína isolada de soja pode ser adquirida como um pó simples e pode ser misturada com leite e frutas para criar um alimento rico em proteínas, ou pode ser adicionado a uma variedade de alimentos como sopas, molhos ou cereais quentes para aumentar o conteúdo de proteína. O pó também pode ser misturado com pó de proteínas de outras fontes (tais como a proteína de soro de leite, derivados do leite).
Nenhum comentário:
Postar um comentário